terça-feira, 29 de julho de 2014

ARTIGO: SER BOMBEIRO É TER DISCIPLINA, FOCO E DETERMINAÇÃO
Unknown09:20 0 comentários

Que menino nunca sonhou em ser bombeiro? Eu não sou diferente da maioria.
Desde pequeno tinha esse sonho. Sonhava em ser bombeiro; vestir aquela roupa que parecia ser de um super-herói, salvar vidas, ser admirado por onde passa e ter o respeito das pessoas.
Mas a vida nem sempre acontece como nos nossos sonhos de criança.
O tempo passou e, na adolescência, por dificuldades financeiras, priorizei o trabalho ao invés do estudo. E, por esse motivo, quando a oportunidade de ingressar na corporação de bombeiros militares surgiu, perdi a chance. Não tinha o mínimo exigido para participar do processo de seleção, o ensino médio. Por isso mesmo sempre friso aos jovens a importância de não se abandonar os estudos por motivo algum.
Segui outro caminho. Fui muito bem acolhido no Parque Dom Bosco, retomei os estudos e construí a minha carreira como educador numa obra social que trabalha com prevenção. Será coincidência?
E foi justamente no Parque Dom Bosco que o sonho veio à tona novamente. Através de uma parceria entre o Parque Dom Bosco, o Corpo Militar de Bombeiros de Santa Catarina, o Governo Federal, o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Brigada Comunitária de Santa Catarina, surgiu o Curso de Formação de Brigada Comunitária de Itajaí.
Foram 80h/aula, divididas entre atividades teóricas e saídas de campo e, para encerrar o curso, participamos de um acampamento na área do Exército Brasileiro em Blumenau. O treinamento contou com atividades de sobrevivência e contenção de focos de incêndio. Além de sermos capacitados para contenção de possíveis sinistros, também realizamos vistorias nas residências da comunidade para orientar a população.
No dia 3 de novembro de 2010 participei de uma sessão solene no 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí e me tornei oficialmente brigadista. Era o meu sonho se tornando realidade! A emoção foi grande.
E como sempre falo aos jovens que devemos buscar o aprimoramento constantemente, em 2012 participei de um curso de socorrista e não parei mais.
Atualmente, estou cursando outro curso de socorrista, este mais avançado, e atuo como Bombeiro Comunitário no 7° BBM. Presto 24 horas de serviço voluntário por mês. Amo a minha farda e o que ela representa: disciplina, foco e determinação. Para mim, que sempre defendi o voluntariado, é muito gratificante poder exercer essa função. Salvar e resgatar vidas faz parte do nosso trabalho e auxiliar os bombeiros militares é um aprendizado diário. Esses profissionais valorizam a vida do próximo e merecem todo nosso respeito e admiração. Eles valorizam a prevenção e tem consciência que na nossa casa está o que temos de mais valioso: os nossos familiares. Por isso, nesse mês que é dedicado a eles, fica aqui o meu agradecimento.
Giovani Felix (Vereador de Itajaí e Bombeiro Comunitário)
Categoria: ,
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário