sábado, 4 de dezembro de 2010

A Cultura do Mercado: os traidores
PT Itajaí10:48 1 comentários

por Lourival Andrade Júnior
Realmente as coisas mudaram em Itajaí. Até agora havia-me mantido calado, esperando os acontecimentos, e tentando perceber quais eram as intenções do Governo Jandir na área da cultura. O que temos percebido é a completa falta de interesse. Não estou falando em competência e sim em vontade política. Os gestores da cultura devem se questionar a cada dia... “O que estamos fazendo aqui!!” Uma constatação é inequívoca, não é uma prioridade a área da cultura para o governo itajaiense. Os artistas penam... os que votaram em Jandir se arrependem amargamente... a cultura da cidade andou para trás. Os eventos que mobilizavam artistas locais e a sociedade como um todo desapareceram. Cadê os shows gratuitos do Festival de Música que ocorreram na Rua (nos Bairros) de 2005 a 2008? Vamos relembrar quais foram estes shows de rua do festival de Música? Zé Ramalho, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Roupa Nova, Alceu Valença e Zélia Duncan (este último show foi no Pavilhão da Marejada por conta do mal tempo). O festival de Música passou a ser de todos os itajaienses e não de alguns privilegiados amigos do rei.

O mais importante foi que a qualidade manteve-se a mesma de sempre. Estou citando o Festival de Música como o mais emblemático. Mas posso também citar o ex-Núcleo Itajaiense de Dança Alicia Alonso, que depois virou Conservatório. Está tudo indo de água abaixo. Os pais revoltados com a falta de evolução de seus filhos. E lembro bem que a Senhora Dalva Maria Anastácio Rhenius, Vice-Prefeita, em programa eleitoral dizia que estavam fazendo terrorismo com as crianças dizendo que caso o Jandir vencesse o Ballet iria acabar. Será que terrorismo não é ludibriar as crianças e enganá-las como estão fazendo nestes últimos anos, tirando conquistas que já estavam consolidadas?
Mas, o mês de novembro de 2010 ainda reservaria uma surpresa. A empresa de publicidade Tatticas inunda a cidade com outdoors informando de um evento no Teatro Municipal. O 1º Seminário Tatticas de Comunicação. Foi uma decepção enorme, não mais com o Governo Jandir, este os itajaienses já viram que não há mais como piorar. A decepção é com os administradores do Teatro Municipal, que no passado não muito distante levantavam bandeiras de que o Teatro era lugar para espetáculos e não para eventos que em nada respeitam o próprio regimento interno do Teatro, aprovado pela Câmara de Vereadores. É um desrespeito a todos os artistas de Itajaí e região. O Teatro Municipal de 2005 a 2008 passou a ser respeitado em todo o Brasil, inclusive sendo citado em eventos de artes cênicas por todo o país. E o que fazia deste espaço cultural um lugar de respeito à arte? Somente arte lá se apresentava. Grandes espetáculos passaram a visitar Itajaí, nossa cidade entrou na rota cultural do Brasil. Havia disputa de pauta, entre artistas e não entre empresários de outros ramos. O Teatro passou a ser do povo, muitas atividades gratuitas levaram as pessoas de todas as classes sociais para dentro daquele espaço. Os mais humildes (financeiramente) têm o direito à cultura, já que ele paga impostos que mantém o Teatro Municipal.

O que mais me irrita é que a empresa Tatticas é a Agência que presta serviço a Prefeitura Municipal. Eu sempre aprendi que ao se fazer concessão qualquer um pode se sentir no direito de fazer seus eventos no Teatro Municipal. Não esqueçamos que é o único espaço na cidade com condições de receber espetáculos. Decepção com os administradores/artistas que fazem a gestão do Teatro e que permitiram esta barbaridade, esta afronta a todos os artistas e comunidade que durante muitos anos lutaram por um Teatro e não por um auditório, este sim, próprio para o evento da Tatticas e de outros que vierem. Será que o Teatro Municipal também se transformará em lugar de formaturas? Espero que não. Eventos são muito bons para a cidade, mas no seu lugar devido. A arte teatral de palco precisa de condições específicas para ocorrer, e isto deve ser respeitado. Porque sempre a arte tem que ser subserviente ao mercado? Acho isto uma sandice.

Viva a cultura itajaiense. Abaixo ao uso indevido dos bens culturais públicos.
Categoria:
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

Um comentário:

  1. é minha gente a coisa não está fraca por aqui.
    sexta-feira passada tivemos reunião na câmara para algumas diretrizes da lei de incentivo ... e a fundação afunda a cada dia ... mas estamos aqui na luta firmes e fortes !!!

    ResponderExcluir