segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Inflação oficial fecha 2014 dentro da meta
Unknown11:22 0 comentários

Sob controle: apesar dos pessimistas de plantão, governo Dilma mantém inflação domada
A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou dentro da meta em 2014. A taxa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encerrou o ano em 6,41%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE, nesta sexta-feira (9). O centro da meta definida pelo Banco Central para 2014 era de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos. Desta forma, o teto da meta fica em 6,5%.

O IPCA é calculado pelo instituto desde 1980. A taxa leva em consideração famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Goiânia, Campo Grande e Brasília.

De acordo com o instituto, as despesas com habitação foram as que mais aumentaram em 2014 (8,8%), enquanto os gastos com comunicação reduziram 1,52%.

Ainda segundo a pesquisa, o IPCA de dezembro de 2014 ficou em 0,78%. Em 2013, a taxa registrada para o mesmo mês foi de 0,92%.

A previsão do Banco Central é que a inflação comece a declinar a partir deste ano. Em 2016, a expectativa é que a taxa alcance 4,5%, a meta central do governo.

O sistema de metas de inflação é utilizado pelo Brasil desde 1999, como norteador da política monetária.


Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias (www.pt.org.br)
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário