quinta-feira, 5 de abril de 2012

Olívio Dutra em Itajaí
PT Itajaí12:20 0 comentários


Palestra no dia 09 apresentará as conquistas nos oito anos do governo Luta e os desafios atuais do Brasil

Protagonista da história recente do país, Olívio Dutra virá a Itajaí no próximo dia 09, às 19h, quando ministrará a palestra “A história do PT e sua importância na construção desse novo Brasil”, na Câmara de Vereadores da cidade.  O evento é promovido pelo PT de Itajaí e faz parte de uma série de palestras alusivas aos 32 anos do partido.

Um militante na defesa dos trabalhadores

Olívio Dutra é um político à moda antiga. Raro. Um “cristão-marxista”, definido por ele mesmo como sendo uma pessoa com "formação humanista e religiosa, que tem a solidariedade como um valor consistente, que acredita que a história é feita pelos homens, pelas pessoas, se assumindo, cidadãs".
 Iniciou sua vida política em 1975, com a presidência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Quatro anos depois, em 1979, liderou a greve do funcionalismo público, quando foi preso pelos militares.  Em 1980 participou da fundação do PT e presidiu o partido no seu Estado até 1986, ano que foi eleito deputado federal. Um ano depois assumiu a presidente nacional do partido, quando dividiu um apartamento em Brasília com os companheiros Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Paim.
Contrariando as pesquisa, Olívio venceu as eleições de 1988 para prefeito de Porto Alegre. No ano seguinte, acompanhou a grande imprensa fabricar o caçador de marajás, Fernando Collor de Mello, deflagrando um grande golpe midiático contra os partidos de esquerda. Em 1998, venceu as eleições para governador do Rio Grande do Sul e, no governo Lula, assumiu o Ministério das Cidades (2003-2005).
No período que foi governador, abrigou, em janeiro de 2001, o I Fórum Social Mundial, que se tornaria o principal evento de esquerda do mundo, reunindo naquele encontro quase cinco mil delegados de 117 países.
No executivo, Olívio seguiu a cartilha do PT. Implantou o Orçamento Participativo, desenvolveu programas como Primeiro Emprego, Família Cidadã, Rede de Cooperação e Energia para Todos.
Olívio Dutra nasceu em 1941, na cidade de Bossoroca, região dos Sete Povos das Missões, noroeste Gaúcho, onde permaneceu até 1970. Um homem simples com sotaque carregado e que tem no bigode um traço marcante, que lhe rendeu inúmeras caricaturas.


Secretaria de comunicação do PT
Texto: José Isaías Venera - DRT SC 01522 JP
Contato: 47-99120373

Categoria:
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário