segunda-feira, 19 de março de 2012

Jovem e o título de eleitor – RENOVAÇÃO é a palavra
PT Itajaí07:11 0 comentários


Este artigo serve para estimular.
Todos, além dos jovens, aqueles que serão tratados como protagonistas no desenrolar do texto. Mas também todos aqueles que estão próximos dos jovens e que, além de consciência coletiva, tem dever cívico.
A sociedade participa ativamente das decisões desde o restabelecimento da democracia, e o voto é a maior ferramenta. De que adianta reclamarmos dos políticos ou não ter esperança na classe sendo que somos nós que os elegemos? E mais além, se nós não nos envolvermos e exigirmos uma postura diferenciada dos políticos, quando olharmos no espelho estaremos vendo os culpados pela corrupção.
A construção da democracia brasileira passa pela luta de jovens que ajudam a mudar os rumos da sociedade, lutando contra regimes ditatoriais e participando ativamente na conturbada cena política nacional dos últimos duzentos anos.
Os jovens no Brasil não são politizados. Em recente pesquisa, realizada em vinte e três países, apenas 10% das pessoas entre dezoito e vinte e quatro anos disseram estar preocupadas com política e sociedade. O Japão ficou em primeiro lugar com 42%. Sem contar que entre os níveis de preferência, política sempre fica entre os últimos temas.
Muitos supõem que o desinteresse do jovem se deve ao seu nascimento em uma época em que seus direitos básicos já estão garantidos, fazendo com que se preocupem com outros assuntos, como estabilidade econômica, emprego etc. Porém deve-se também ao descontentamento da sociedade com a classe política. Isso pode gerar um grande problema, pois sem renovação política teremos sempre os mesmo vícios e estaremos eternizando este modelo de política que tanta insatisfação causa a todos nós.
 RENOVAÇÃO é a palavra
Pergunte ao jovem que está ao seu lado: Quem regula os preços dos aparelhos que ele utiliza? E as roupas que ele usa? Quem define os assuntos e os materiais que serão estudados nas escolas, quem regula a entrada nos eventos que ele participa? Ou a programação da TV? Tudo isso é diretamente relacionado às atitudes dos políticos que nós elegemos.
O prazo para fazer o título eleitoral termina no dia nove de Maio. Os cartórios eleitorais estão com pouco movimento, então esta é a hora de fazer o título. Além disso, o TSE – Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um link onde ele pode fazer o título e somente retirar no cartório mais próximo de sua casa. Os jovens de dezesseis e dezessete anos podem votar, mas não são obrigados. Aqueles que estão ao lado dos jovens, cabe mostrar que é válido votar, e que o direito a escolher aqueles que vão decidir os destinos das cidades brasileiras é uma conquista dos cidadãos, conquistados pela batalha dos jovens que se uniram contra a ditadura.
Para RENOVAR, é preciso mudar. Mudar de atitude, mudar o pensamento, mudar aquilo que não está sendo útil.
Jovem, você é a RENOVAÇÃO. Você tem o poder da RENOVAÇÃO.
Categoria:
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário