segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tomada de consciência: momento de formação política
PT Itajaí16:46 0 comentários

Aconteceu hoje (25/07) à noite o curso de formação política do PT de Itajaí, ministrado pelo presidente do partido, Davi Coelho. A vice-presidente, Cleonice Fátima Fiorentim abriu o curso e apresentou o programa de formação, que acontecerá sempre às segundas-feiras, na segunda semana de cada mês.


Na sequência, Davi Coelho fez uma breve introdução sobre o programa de formação do partido, organizado em três módulos e editado pela Fundação Perseu Abramo. Neste encontro, o presidente ministrou o primeiro módulo, intitulado “Conhecer o que foi feito para melhor prosseguir”.


A Ditadura Militar, a Guerra-Fria, a formação de grupos de resistência, a luta campesina, os movimentos sindicais, os congressos dos trabalhadores são acontecimentos que constituem parte deste primeiro módulo e que formaram as condições históricas materiais e as relações sociais que criaram condições para o surgimento do PT, em 1980.


Outro momento importante foi a participação do Partido dos Trabalhadores na política nacional, sendo decisivo nas Diretas Já, passando pelas disputas eleitorais à presidência, até a consolidação de um modo petista de governar.


Além da aula de história contemporânea e da constituição dos partidos políticos, tendo como marco o período da Ditadura, os novos militantes assistiram a vídeos de campanhas que mostram a energia deste partido de massa, voltado à emancipação da sociedade numa perspectiva socialista.


Atuar na sociedade de forma consciente faz parte dos objetivos do partido com a formação política. E falar da história do PT é também implicar as pessoas nesse processo. A porosa história do povo brasileiro, por mais trágica que às vezes possa ter sido, como no período da Ditadura, produziu utopias que estão se concretizando com o modo petista de governar. Essa utopia teve início já com o primeiro lema do partido, de 1980: Terra, trabalho e liberdade. “Terra referindo-se ao êxito rural - a vida do trabalhador rural era terrível -, trabalho em consequência do alto índice de desemprego na época e liberdade em consequência da Ditadura Militar”, explica Davi.











Categoria:
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário