sábado, 18 de fevereiro de 2012

Caiu a máscara
PT Itajaí04:13 0 comentários


Por Gerd Klotz (reproduzido do Itajaínarede, publicado no dia 17 de fevereiro - http://www.itajainarede.com.br/archives/545)


Em matéria publicada no jornal DIARINHO desta sexta-feira (17/fev/12) em sua página 12, com o título “Praça, creche e Cras do Promorar tão largados às moscas” , ficou escancarada a verdadeira face do governo Jandir Bellini, caindo a máscara que usa para esconder a realidade.

Leia o lead da matéria: “Esquecidos e marginalizados. Quem vive ou passa pela rua João Galvão Fernandes, no bairro Cidade Nova, onde fica o loteamento Dona Mariquinha, percebe o abandono da localidade. Em uma única quadra há pelo menos quatros sinais de negligência: uma quadra de esportes detonada; um prédio onde já funcionou um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) largado; o mato tomando conta do centro de educação infantil Dayana Maria de Souza e de um parquinho na mesma esquina.”

 Uma das moradoras da localidade Dona Luiza da Silva Soares, 58 anos,afirmou o seguinte para a reportagem do jornal: “quando o Cras tava em funcionamento, oferecendo cursos variados de artesanato e acompanhamento psicológico, era mais agradável a vida na região. “Eu já cansei de reclamar e ir atrás de melhorias na prefeitura. Mas prometem, prometem e nunca fazem nada”, conta. 

Já a “dona de casa Maria Aparecida, 29, tem dois filhos pequenos e desanima de levar os pequenos pra brincar no parquinho, que fica ao lado da casa dela. Toda vez que olha pela janela, observa que o matagal continua lá, maior do que nunca. Na escolinha, que fica a menos de 60 metros do parque, a realidade é a mesma. O mato do jardim cobre a cabeça das crianças que brincam no local. “Seria muito legal se capinassem tudo e se a quadra voltasse a funcionar direitinho”, comenta. 

Situação de abandono dos bairros de Itajaí, contrasta com  o que é apresentado na propaganda oficial do governo.

Usando de artifícios obviamente eleitoreiros,  como a tal “Operação ‘jogando a sujeira para debaixo’ doTapete Preto”, Jandir vai escondendo do povo as mazelas que a maioria enfrenta sem forças para reagir, tamanha a mentira reiteradamente veiculada nos meios de comunicação de massa, ao estilo de Joseph Goebbels (ministro da propaganda do regime nazista de Hitler) que notabilizou-se por afirmar e colocar em prática o conceito de que “uma mentira, de tantas vezes repetida, passa a ser considerada uma verdade”.

Destaque-se que as principais obras propagandeadas pelo governo Jandir Bellini, são oriundas de recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, tais como as obras de implantação da rede de esgoto  e saneamento,a drenagem da rua Uruguai e  da Oswaldo Reis,a ampliação do tratamento e oferta de água, a ponte da Nova Brasília, a continuação da rua e galeria da Jacó Ardigó, bem como a ponte que vai ligar os bairros Dom Bosco e Promorar, e outras tantas obras, como as realizadas no porto, dragagem do canal e berço de atracação do complexo portuário, Escola Técnica Federal (em construção na contorno sul) mas já em funcionamento e ofertando cursos técnicos de qualificação profissional,a Via Expressa Portuária (lenta por razões burocráticas, mas indo em frente), além de recursos para o projeto “Minha Casa, Minha Vida”, disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, e tantos outros repasses financeiros, além daqueles negligenciados pelo mandatário municipal, como o empréstimo de R$21 milhões para a dragagem do rio Itajaí-Mirim, antes da enchente do ano passado, o que poderia ter diminuído significativamente os danos causados por aquela tragédia que nos atingiu em outubro de 2011, e que o governo Jandir Bellini  REJEITOU, mesmo sendo oferecido a juros subsidiados, isto é, juros baixos, acessíveis a cidade que tem a segunda maior arrecadação de impostos de Santa Catarina.

Com seu modo ‘moderno” de administrar e  sua equipe de “técnicos”, nacionalmente ridicularizada por“copiar e colar” a peça orçamentária do município de Porto Velho para o exercício deste ano, Jandir Bellini vai levando com a barriga, um terceiro e cansativo mandato, cujo lema administrativo é conhecido pelo slogan “Por fora, bela viola / Por dentro, pão bolorento”…

Enquanto isso, o prefeito, já condenado por um colegiado, por improbidade administrativa, o que o coloca numa possível lista de “fichas sujas” e sempre assessorado (dizem as línguas mais afiadas:mandado) por seu “voluntário-mor”, o ex-prefeito Amilcar Gazaniga, vai tentando engambelar o povo neste ano eleitoral, com o circo da regata de 6 barcos, ao custo de módicos R$ 15 MILHÕES DE REAIS do dinheiro público…

Para equipar uma ambulância do Samu doada ao município, o prefeito alega não ter recursos, isto em uma cidade que é a vice- campeã de impostos do estado.Mas para o circo dos endinheirados da Volvo há recursos…

O aparelho de raio X do PAM do bairro São Vicente estragado a 3 meses, pode esperar mais um pouco, mas a Volvo e a sua tal “Vila” apelidada pelo povo de “faixa de gaza”(…) vai a mil por hora. Para os ricaços o filé mignon, para os pobres, a carne de pescoço…

Cai a máscara.Revela-se o engodo perpetrado na eleição municipal de 2008. Como escreveu Antonio  Gramsci: “o velho resiste a morte e o novo não consegue nascer”.

É preciso “matar” o velho, as velhas práticas políticas clientelistas, assistencialistas e patrimonialistas que os partidos de direita em Itajaí insistem em impedir que morram e fazer nascer o novo, uma nova prática política que tenha como objetivo o bem comum  e não apenas para um grupo de privilegiados e suas empreiteiras de gaveta, seus eventos megalomaníacos realizados para uma minoria, suas capas de asfalto para enganar incautos e suas máscaras de cera, que se derretem a luz do sol da verdade revelada, como o desta matéria do bravo jornal Diarinho.


Categoria:
COMUNICAÇÃO | PT ITAJAÍ Equipe de Comunicação do Partido dos Trabalhadores de Itajaí. Envie sugestões para o contato: comunicacao.ptitajai@gmail.com Acompanhe nossas notícias através das Redes Sociais: Facebook / Twitter

0 comentários

Postar um comentário